70g de farinha (+ 2 colheres para envolver as lulas)
2 colheres de óleo para fritar
1 dente de alho esmagado
25 cl de molho de tomate
2 colheres de salsa picada
90g de manteiga
75 cl de leite
150g de camarões descascados
500g de lasanha
40g de pão ralado
Limpe e lave muito bem os moluscos e ponha-os em água com sal, que deve ser mudada diversas vezes. Coloque-os numa caçarola grande com o vinho branco e uma pitada de pimenta: deixe cozer em lume forte durante 6 a 8 minutos, até que as conchas abram todas. Retire os moluscos das conchas e coe o líquido de cozedura.
Corte as lulas em rodelas finas, passe-as por farinha e frite-as em óleo bem quente durante poucos minutos. Escorra-as sobre papel absorvente. Numa tigela misture o alho, o molho de tomate e a salsa, noutro recipiente coloque as amêijoas, o berbigão, as lulas fritas e os camarões.
Prepare o béchamel: derreta 70g de manteiga numa caçarola, junte a farinha, mexa durante 2 minutos em lume brando e depois deite o leite quente. Leve a ferver mexendo sempre, adicione o líquido coado onde cozeu os moluscos, tempere com sal e pimenta e perfume com noz-moscada. Acabe de cozer o béchamel deixando-o ferver durante 5 minutos, mexendo sempre.
Coza e escorra a massa como habitualmente. Unte um tabuleiro de ir ao forno rectangular e prepare a lasanha alternando, até terminar, os ingredientes, uma camada de massa, o béchamel, mais lasanha, a mistura de molho de tomate, salsa e alho, o marisco. Termine com uma última camada de lasanha, polvilhando com o pão ralado e espalhando por cima pedacinhos de manteiga.
Coza em forno a 200 graus durante cerca de 30 minutos, até a lasanha estar bem gratinada.